Tornar a casa mais aconchegante pode ser uma ótima maneira de melhorar o seu humor e aumentar a sensação de bem-estar. Afinal, é onde passamos a maior parte do nosso tempo, e é importante que nos sintamos confortáveis e relaxados nesse ambiente. Algumas mudanças simples na decoração e organização da casa podem fazer uma grande diferença para criar um espaço acolhedor e convidativo. Neste texto, veremos algumas dicas práticas e fáceis de implementar que ajudarão você a deixar a sua casa mais aconchegante e convidativa.
Quadros e porta-retratos:
Não há nada que seja mais acolhedor e aconchegante do que entrar em uma casa e se deparar com os registros dos momentos da família que ali vive. Em suma, as fotos tem esse poder de te fazer ter a sensação de proximidade, torna tudo mais pessoal e automaticamente te faz ter a sensação de conforto. Além de ser um ótimo elemento decorativo, sejam em porta retratos ou em quadros.
Iluminação:
Esta é a cereja do bolo de muitos ambientes e tem o poder de mudar completamente a sua perspectiva a respeito do local. Porque determinados tons de luzes influenciam no modo como você percebe determinados objetos e mobílias.
Apenas para que você entenda melhor, em ambientes de estudo ou de trabalho, ambientes estes que exigem mais concentração, atenção e maior atividade mental o indicado são luzes frias. Em ambientes residenciais queremos o oposto disso e luzes em tons mais quentes nos despertam uma sensação maior de conforto visual, aconchego e até mesmo sofisticação. Afinal, porque você acha que em jantares românticos sempre se apostam em luzes de velas?
Caso sua casa já possua luzes frias e você não queira investir alterando a iluminação, você pode apostar em apenas incluir alguns spots ou pontos de luzes quentes em áreas estratégicas como quarto e sala.
Tapete:
Além de interferir diretamente na decoração do cômodo, o tapete traz consigo um toque de aconchego a mais.
Em regiões de clima mais frio, por exemplo, nos remetem a sensação de conforto térmico com percepção de o ambiente estar mais quentinho. Além de, em determinados cômodos, evitar o contato direto dos seus pés com o chão da casa.
Salas, quartos, closets e banheiros são os locais mais indicados para serem compostos com tapetes. Lembre-se que há diferentes materiais, formatos e estampas e logo mais trarei dicas de como descobrir o modelo certo para você e como usá-lo.
Plantas:
Neste momento, você lê o tópico preferido desta escritora tendenciosa. Vários estudos apontam que as plantas contribuem para a purificação do ar que respiramos e consequentemente contribuem para nosso bem estar. E as plantas vêm se tornando cada vez mais presentes em espaços internos, como casas e apartamentos, e também uma tendência decorativa.
Geralmente nosso subconsciente atrela a cor verde à harmonia e sensação de relaxamento. Porque desperta em nós também a sensação se estarmos mais próximos e conectados a natureza.
Vale ressaltar que é necessário se atentar na escolha das suas plantinhas caso tenha pets em casa; considere também o seu tempo disponível para cuidar delas, já que algumas exigem mais atenção e outras são mais fáceis de cultivar.
Elementos/móveis de madeira:
A madeira é uma matéria prima atemporal e elegante. Como a iluminação, ela também consegue deixar seu ambiente mais quente e consequentemente mais confortável e convidativo, além de trazer sofisticação e personalidade. Ela pode ser usada em prateleiras, mesas, racks, estantes, painéis, cabeceiras, entre outros… Aliás, eu sou apaixonada por vigas de madeiras expostas. Pois elas me remetem a uma rusticidade acolhedora.
Sendo um material versátil, facilmente harmoniza com diferentes estilos de decoração como ambientes industriais, modernos, rústicos, clássicos e até minimalistas.
Espero ter e ajudado! Se tiver alguma dúvida, escreve aqui nos comentários ou me manda um direct no insta: https://www.instagram.com/minhadecor_/
E se por um acaso, quiser dicas de como decorar um espaço diferente como home office, confere esse post aqui: https://minhadecor.com.br/2024/01/15/dicas-para-seu-home-office/
Até mais!
One thought on “Como tornar sua casa mais aconchegante”